Hey ya! How are you? Seja bem-vindo a mais uma dica de inglês. Hoje vamos lhe mostrar um pouquinho sobre a origem da nossa querida língua inglesa e como ela se desenvolveu durante o tempo. Shall we?

Quando se trata de uma língua, ou seja, um sistema ordenado de comunicação, precisamos primeiro ter em mente de que uma língua, qualquer que seja, não é algo fixo ou limitado. Ela sofre constantes influências com o tempo e está sujeita a versatilidade dos seus falantes, seja voluntariamente ou não.

Para entendermos o inglês como o falamos hoje, precisamos voltar bastante no tempo, lá em meados do século V d.C! O chamado inglês antigo era uma fusão de línguas e dialetos falados pelo povo que morava na região da Grã-Bretanha, que, neste mesmo século, sofreu forte influência dos povos germânicos que ali chegavam pela costa leste. Aliás, o termo English vem precisamente do povo que mais influenciou a língua: os Anglo – Saxões.

Contado um pouco da parte histórica, vamos a linguística! O inglês faz parte da família indo – européia que, basicamente, se divide em três : Românica, Eslava e Germânica.

Da Românica vem o nosso bem conhecido português, assim como o espanhol, italiano, francês etc.

As línguas Eslavas são o russo, sérvio, húngaro, polonês, ucraniano, entre outras.

Mas o que nos interessa é a parte Germânica! Mais especificamente a Germânica Ocidental, de onde surgem o alemão e inglês. Podemos dizer que a língua inglesa é uma ‘’prima’’ do alemão, visto que temos muitas palavras semelhantes!

Muito interessante, não é mesmo?

A língua inglesa se espalhou pelo mundo durante a expansão marítima britânica, que , por muito tempo, dominou as mais remotas parte do globo. Visto que hoje o inglês é a língua oficial de mais de 53 países, entre eles os Estados Unidos, é fácil entender a importância do domínio dessa língua para expandir os nossos horizontes.

Além de tudo, o inglês é considerada ‘’língua franca’’, ou seja, comumente usada em muitos órgãos governamentais, conferências e reuniões de suma importância ( como a ONU, OTAN, NAFTA, União Européia etc).

Falada por mais de 500 milhões de pessoas, seja como língua nativa ou segunda língua, é a terceira mais utilizada em todo o lugar!

E aí, ficou interessado? So let’s start studying English! Bye bye!