Hey there! How are ya? Espero que esteja bem! Hoje temos uma curiosidade bem legal, você sabe o que é um cognato? Não? Então vamos lá!

Cognatos são palavras que possuem a mesma origem etimológica. Mas, o que é etimologia? Etimologia é a origem da palavra, ou seja, como ela surgiu. Logo, cognatos são palavras que se parecem em diferentes línguas, pois possuem a mesma etimologia, mas nem sempre o que parece, é.

Um exemplo de cognato é a palavra “idea”, que se assemelha com a palavra no português “ideia”. Elas são similares tanto na pronúncia quanto no  significado.

Temos também os falsos cognatos (ou false friends). Elas são palavras que são semelhantes na escrita e/ou pronúncia, mas que não compartilham o mesmo significado, como por exemplo a palavra inglesa “parents”, que lembra parentes, mas em português se traduz como “pais”. A palavra “parentes” se traduz como “relatives” que se parece “relativo”, viu só? Todo cuidado é pouco. Outro exemplo que podemos ver de falso cognato que pode gerar confusão é a palavra “pretend” do inglês, que na realidade se traduz como “fingir”, errar essa palavra numa entrevista de emprego pode ser determinante para a sua contratação, já que você pode dizer que irá “fingir fazer um bom trabalho”! Os cognatos e os falsos cognatos são muito interessantes. Porém todo cuidado é pouco, pois errá-los pode fazer com que sua frase seja mal compreendida. Estudar inglês é sempre divertido, eu particularmente adorei aprender sobre false friends, eles são muito úteis e evitam as famosas faux pas (gafes relacionadas à idiomas), continue estudando e muito cuidado com os “amigos falsos”!