Hey you! How’s it going? Você sempre ficou na dúvida se aprender um novo idioma pode gerar confusão na sua cabeça? Quantas vezes você se pegou pensando: mas vai virar uma bagunça. Vou misturar as palavras! Não vou conseguir aprender essa língua. Nessa hora você tem que ter calma. As coisas não são bem assim. Pesquisas recentes mostram que a língua inglesa pode ser uma ferramenta legal para a sua saúde mental! É isso mesmo! Vamos entender como o seu cérebro funciona e como ele processa as informações no momento em que você está aprendendo.
Podemos dizer que o seu cérebro “salva” as informações em regiões diferentes. Portanto, a sua língua nativa fica em uma parte, enquanto o inglês e outras línguas que você fala ficam em outra.
Quando você aprende uma língua nova, desencadeia um processo que é muito bom para a sua saúde mental e psíquica. Um estudo publicado pela Lund University em 2012 mostrou um crescimento de algumas áreas específicas do cérebro quando se estuda um novo idioma. Independente da idade em que se começa, os efeitos positivos de se aprender uma nova língua surgem em qualquer uma delas, desde a infância até a fase adulta.
Quando você tem contato com outro idioma, isso pode ajudar a diferenciar sons e fonemas diferentes, como, por exemplo, os japoneses que têm dificuldade em diferenciar o som de “l” e “r”, confundindo facilmente “liver” com “river”. Essa diferença acontece porque, no idioma, o mesmo fonema representa ambos os sons. Isso também explica o porquê de, quando ouvimos uma língua que não dominamos, os sons das palavras parecem tão confusos e misturados, dificultando diferenciar vogais, consoantes e apenas entendendo as sílabas fortes das palavras. Por isso, o contato com filmes, músicas e livros na língua que você está aprendendo é fundamental para a evolução do seu aprendizado.
Veja que interessante, além dos benefícios óbvios de se aprender um novo idioma, como a melhora do currículo, acesso à cultura, facilidade de aprender coisas novas e ser divertido, agora podemos dizer que aprender novos idiomas é cientificamente um hábito saudável, melhorando a capacidade cognitiva no hipocampo cerebral e no córtex.
Esses aumentos cerebrais e de atividade cerebral ainda são incertos quanto a sua melhora em outros aspectos, mas é notoriamente positivo quando se pensa em neurônios e massa cinzenta! Legal, não é mesmo? Agora você pode aprender inglês e manter a saúde do seu cérebro em dia. Que fascinante! Have a nice day!
A fonte? Deixo aqui para vocês:
https://www.theguardian.com/education/2014/sep/04/what-happens-to-the-brain-language-learning