– Todas as línguas têm uma curiosidade que, quando você está aprendendo, tornam a experiência de comunicação muito mais interessante. O alemão, por exemplo, tem a forma escrita de todos os substantivos escrita em letra maiúscula. O finlandês não tem uma palavra para os pronomes ele ou ela, eles utilizam o pronome hän para ambos. Quais seriam as curiosidades na língua inglesa? Vejamos alguns exemplos!
As palavras em inglês não possuem acento. O acento gráfico em português serve para demarcar sons e sílabas tônicas nas palavras. Esses acentos obedecem à regras fonéticas e mudam com o passar do tempo. Como exemplo, pode-se citar a palavra tranquilo. Ela era escrita com trema até um tempo atrás (tranqüilo), mas hoje esta forma escrita não existe mais. As palavras em inglês seguem outras regras fonéticas, por isso, elas não são acentuadas. Portanto, se você achar uma palavra acentuada em inglês, ela tem origem em outro idioma. Um exemplo desse tipo de palavra é: fiancée (noiva). Ela tem origem francesa.
– Você sabia que a língua inglesa não possui “ç” ? O ç tem origem das variações do espanhol. A palavra cedilla é diminutivo da letra “z”, que é pronunciado “ceda”. Esse pequeno “z” vinha embaixo na letra c. Ele servia para designar que uma palavra deveria ser pronunciada com o som de “s”. Com o passar do tempo, essas palavras foram sendo substituídas por z ou c. Outras línguas como o português e o francês, ainda mantém a letra “ç” em seus alfabetos. Portanto, se você precisar soletrar um nome ou sobrenome em inglês e ele possuir “ç”, basta dizer apenas “c”.
As línguas estão em constante mudança. Elas sofrem alterações gramaticais e fonéticas o tempo todo. Essas transformações acontecem também no uso das palavras. Você já percebeu que algumas palavras não são mais usadas? Ao mesmo tempo temos o acréscimo de outras que surgem por causa de um contexto específico, como a internet. Em inglês esses termos são mais fáceis de utilizar, por exemplo as palavras: Photoshop, Facebook e Whatsapp, entre outras, podem ser usadas como verbos.
Nunca deixe de estudar a língua que você aprendeu, afinal, é sempre importante estar atualizado e preparado para as diferentes situações que você pode enfrentar!
See you next time!